Quem sou eu após a maternidade?

Palestra para a LASMI
30/04/2016
Palestra: “Sou mãe! E agora, quem sou eu?”
01/07/2016

Quem sou eu após a maternidade?

Quais caminhos, como buscar ajuda e de que forma desempenhar o papel de mãe, valorizando a mulher que existe dentro de você.

Após o nascimento dos filhos, muitas mães ficam sem saber como voltar a desempenhar seus demais papéis sociais, para além da maternidade. Afinal, antes de sermos mães, éramos esposas, profissionais, mulheres, filhas, amigas… Além disso, percebemos que algumas atividades que desenvolvíamos antes perderam o sentido depois que os filhos nasceram. Para algumas, voltar a desempenhar seu lado profissional é extremamente difícil e por vários fatores:

  • É preciso deixar a criança com outra pessoa;
  • Se tiver amamentando, estruturar uma forma de deixar o leite materno;
  • A licença-maternidade ainda é mínima no Brasil e eu estou considerando a de 6 meses, pois a de 4 meses dispensa comentários;
  • Às vezes já não gostávamos da atividade que desenvolvíamos antes da maternidade;
  • Para outras esta atividade deixou de fazer sentido, após adentrar a vida materna…

A complexidade é grande, mas nem sempre o problema está no retorno a atividade profissional. Algumas mães percebem que desejam exercer essa maternidade de modo integral, seja por um período, seja pelo resto da vida. Porém, assumir isso, em uma sociedade que dita que mulher não pode depender do outro (quase sempre do marido), costuma ser complicado. É preciso estar segura e convicta do que quer, para não se abalar com os pitacos alheios.

Além disso, tem a necessidade do retorno da autoestima, quase sempre abalada pelas transformações que ocorrem após uma gravidez; de se sentir “mulher” novamente; de ter um tempo para o marido; de fazer programas de adulto; de sair com as amigas; de cuidar das suas próprias relações, que existiam antes mesmo desta criança ser concebida. O próprio fato de deixar de ser filha para virar mãe é algo que merece atenção e deixa muitas de nós sentidas. Não é do dia para a noite que essa chave vira, não é fácil se readaptar as novas configurações.

Mas, apesar de não ser fácil, é possível. E o primeiro passo para que isso ocorra, está no autoconhecimento. Se conhecer verdadeiramente e, principalmente, após a maternidade, é crucial para que você encontre as respostas para tantas perguntas que passam pela sua cabeça. Quem é você? O que você deseja? O que é valoroso para você? Qual o seu propósito de vida? Que sonhos habitam dentro de você? Dedique um tempo para responder essas perguntas, com toda certeza algumas respostas poderão aparecer.

Para te ajudar nesta missão criei o projeto Renascendo após a maternidade, onde eu auxilio mães a se redescobrirem depois do nascimento dos filhos, utilizando meus conhecimentos como Coach de mães, psicóloga perinatal e mãe. Além da página nas redes sociais, escrevi um ebook, chamado “Renascendebooko após a maternidade: 3 passos para se redescobrir depois do nascimento dos filhos”. Nele eu apresento 3 passos essenciais que vão nortear a sua volta aos demais papéis sociais de sua vida, permitindo que você se sinta plena e realizada. Além de conceitos importantes, incluí algumas ferramentas de coaching ao longo do livro para que você possa, em cada passo, refletir sobre como está sua realidade e, assim, promover a transformação necessária para este renascimento após o nascimento dos filhos.

Se você deseja renascer após a maternidade, baixe gratuitamente o meu ebook: http://bit.ly/listarenascendo

Bianca Amorim
Bianca Amorim
É, em primeiro lugar, MÃE do Davi (03 anos e 11 meses) e Lucas (2 anos). Profissionalmente, é Psicóloga perinatal e Life Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching desde 2012. Idealizadora do projeto Renascendo após a maternidade”, onde direciona seus conhecimentos como Psicóloga, Coach e Mãe para outras mulheres que desejam se redescobrir depois do nascimento dos filhos. Autora do ebook gratuito Renascendo após a maternidade: 3 passos para se redescobrir depois do nascimento dos filhos. Palestrante.

4 Comentários

  1. Excelente trabalho Bianca. Parabéns. O livro está disponível em modo impresso?

    • Bianca Amorim disse:

      Olá, Abnilsa! Gratidão pelo feedback! O livro é gratuito, por essa razão, só o disponibilizo digitalmente. Se inscreva na minha lista de e-mails e ele chegará no seu e-mail! Espero que você goste do conteúdo!

  2. Juliana disse:

    Não consigo acessar o e-book. Como faço? Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *