Como aproveitar melhor o tempo ao lado dos seus filhos

Prevenir a depressão pós-parto é possível?
20/11/2018
Baby blues, mommy burnout, depressão pós-parto, psicose puerperal e outros adoecimentos maternos
04/12/2018

Você sente que a semana passa e você nem percebe? Trabalhou horas de mais e não teve muitos momentos ao lado da família, pelo menos não tantos como você gostaria? Leia o texto abaixo para descobrir como conciliar seus papéis sociais com a maternidade, para aproveitar melhor o tempo ao lado dos seus filhos.

 

Planeje a sua semana

 

De preferência no domingo, faça um planejamento para a semana que se inicia. Pode ser no caderno, no planner, na agenda, no computador, onde você preferir, mas defina as suas prioridades. Organizar a rotina é uma excelente forma de ter mais tempo, com mais sensação de aproveitamento de suas horas.

 

Eu recomendo que você tenha três prioridades por semana, e os filhos geralmente se encontram em todas as prioridades semanais, até porque é com eles que você pretende ficar mais tempo. Faça revezamento nas outras.

 

Defina as suas rotinas familiares

 

Muitas mulheres são mães, esposas, funcionárias e ainda precisam lidar com as tarefas domésticas (lavar, passar, limpar e cozinhar). Como conciliar tudo isso? Definindo a sua rotina.

 

Para otimizar seu tempo, algum membro da família, seu esposo, por exemplo, pode preparar o jantar daquela noite. Enquanto ele põe as crianças na cama, você lava a louça, e assim por diante. Distribua as tarefas de acordo com a capacidade e disponibilidade de cada um, para que a família ganhe tempo juntos mais tarde.

 

Torne a hora da refeição prazerosa

 

Não sei se na sua casa é assim, mas em muitas residências a hora da refeição é um problema. Afinal, as crianças não gostam de legumes, só querem assistir televisão ou tablet e os pais engolem a comida enquanto acessam as redes sociais. Pois bem, esse é um momento desperdiçado em família, onde vocês poderiam passar mais tempo de qualidade ao lado dos filhos!

 

Recomendo que a televisão seja desligada na hora das refeições, e que nenhum tipo de dispositivo eletrônico fique à mesa. Nesse momento, não brigue nem faça criticas com as crianças, deixe-as para mais tarde se forem necessárias. Aproveite para perguntar sobre a escola, sobre as atividades que desenvolveram, e conte como foi o seu dia de trabalho.

 

Demonstre atenção ao que seu filho disser, pois ele achou que aquele acontecimento foi marcante e digno de comentários ao jantar. Depois de comer, não se levantem de imediato, continuem conversando e aproveitando o momento em família.

 

Promova encontros familiares

 

Sempre que possível, promova encontros familiares. Isto é, leve e/ou busque as crianças na escola e nas atividades extracurriculares; coloque uma música bem alegre no rádio do carro e aproveitem para cantar juntos!

 

Na hora de dormir, nem sempre foque na tradicional história lida em um livro. De vez em quando, instigue a imaginação da criança e peça para ela contar uma história, ou então continuar a que você começou.

 

Também recomendo que você busque oportunidades que podem ser feitas com os filhos, como uma horta no quintal, uma ação voluntária no bairro ou brincadeiras ao ar livre. São infinitas as possibilidades, e elas são possíveis desde que haja planejamento em suas rotinas.

 

Conte com sua rede de apoio

 

Você, provavelmente, tem uma rede de apoio. É interessante envolvê-la, sempre que possível, nas atividades sugeridas, e a rede de apoio também pode ser uma forma de você ter mais tempo para planejar sua rotina, bem como as atividades com os filhos.

 

Mas eu gostaria de lembrar a você que não são necessárias grandes atividades para passar mais tempo ao lado das crianças. Como eu disse, já será bastante válido aproveitar pequenas oportunidades, como levar à escola, fazer refeições juntos, ajudar nas tarefas escolares ou colocar na cama. Quanto mas tempo, melhor!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *