Seja nas férias, feriados, finais de semana ou à noite, sempre que nossos filhos estão em casa, sentimos a necessidade de entretê-los. Para não deixar as crianças muito tempo em frente à TV, é preciso pensar em algumas brincadeiras simples para fazer em casa, aliando passatempo com aprendizados em família.
Separei algumas opções de brincadeiras simplespara te ajudar nesta árdua tarefa, mas como é de costume, antes te convido a refletir sobre algumas questões:
Dito isso, chega a hora de ter dar algumas ideias de brincadeiras simples para você elencar o que fará na próxima oportunidade com sua criança!
Brincar de casinha
Brincar de casinha é algo que sua avó fazia, sua mãe, e você também, provavelmente. A clássica brincadeira nunca sai de moda e é muito útil para meninos e meninas, incluindo todos os membros da família. Afinal, é importante mostrar que todos podem e devem colaborar com as tarefas domésticas.
Nessa brincadeira, a casinha pode ser de brinquedo, com utensílios proporcionais ao tamanho da criança, ou até mesmo a casa onde moram, fazendo uma gincana de arrumação em família (individual ou em duplas).
Outras duas sugestões para brincadeira de casinha: cuidar do animal de estimação (organizar seu espaço, escovar o pelo, trocar a água, colocar ração) ou brincar de pais e filhos, com inversão dos papéis.
Brincar de cozinhar
Como você deve ter percebido, na brincadeira simples mencionada acima a criança aprende, brincando, a ajudar nas tarefas domésticas. Aqui, não é diferente. Além de aprender a cozinhar e passar bons momentos em família, a tarefa fica descentralizada e não sobrecarrega a mãe.
Crianças podem aprender a cozinhar itens simples e saborosos, como bolo de chocolate, biscoitos, pizza, salada de frutas, gelatina, entre outros, sempre deixando facas e fogo para os adultos. A segurança do filho deve ser prioridade!
Brincadeiras na garagem ou no quintal
As brincadeiras também podem ser feitas na garagem ou no quintal, dependendo das condições climáticas. Que tal fazer um acampamento no jardim no final de semana? Ou então brincar de amarelinha no chão da garagem? A família também pode fazer um circuito de educação física, com objetos do cotidiano (pneus, cones, mangueira de irrigação, corda de pular, etc.).
São brincadeiras simples que não podem sair de moda porque são clássicos e geram grande aprendizado e diversão, sem investimento de dinheiro. Você pode improvisar com o que tem em casa, e bons momentos estão garantidos.
Mas as sugestões para as áreas livres não acabaram. Não se esqueça do esconde-esconde e do pega-pega, e também indicamos uma caça ao tesouro como a que acontece na Páscoa. Não deixe de fazer um mapa bem elaborado!
Para dias chuvosos
Lembre de sua infância: o que você fazia nos dias chuvosos? As dicas de brincar de casinha e de cozinhar também funcionam aqui, mas chuva pede jogos.
Você provavelmente tem jogos de cartas em casa, não é mesmo? Se não tem, pode adquiri-los, são fáceis de achar e possuem preço bastante acessível. Chame as crianças para mostrar que paciência não é apenas um jogo de computador! Ainda em jogos de cartas, aposte no divertido e lúdico jogo da memória.
Não podemos nos esquecer dos jogos como Banco Imobiliário, Perfil, Damas, Xadrez, Ludo, entre outros. Alguns exigem mais investimento, mas muitos fazem parte das brincadeiras simples e muito divertidas da sua infância, como dominó, dança da cadeira e stop!
Provavelmente, se você falar em jogos para seus filhos, eles vão associá-los a videogames. Muitas crianças passam horas na frente da tela, e deixam de fazer atividades como as que sugerimos acima. Contudo, os jogos de videogame podem fazer parte da rotina das crianças, sim, desde que não sejam a única opção. A diversão em família pode incluir uma hora de videogame sem problema.
Brincadeiras para os pequenos
Todavia, se você procurabrincadeiras simples para fazer com os filhos bebês em casa, conheça nossas sugestões abaixo. São ideais para as crianças que ainda não andam, não leem, não falam e/ou não ficam em pé sozinhos:
– brincadeiras de montar, de encaixe, com blocos de madeira, placas, formas diversas ou argolas;
– estímulo dos sentidos: grãos em garrafas, latas, potes, colheres, panelas, ou então brinquedos sonoros. Quem não se lembra do brinquedo com os sons dos animais e a música do sítio do seu Nonato?
Seja qual for a idade da criança, é importante passar um tempo de qualidade com ela todos os dias. Permita-se a realizar alguma destas brincadeiras simples ou permita que eles estejam mais próximos de você nas atividades do dia a dia!
Boas brincadeiras!